quinta-feira, 19 de julho de 2012

MARKETING POLÍTICO????




A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR!!!
Antes de lançar a pergunta, gostaríamos de informar que encontramos na internet um texto em PDF muito interessante (http://www.eloamuniz.com.br/arquivos/1188170795.pdf). Chama-se Marketing político: conceitos e definições, cuja autora é Eloá Muniz. Neste ela trata detidamente sobre o assunto, o qual não é nossa especialidade. 

Tivemos a preocupação de extrair de sua introdução, algumas informações importantes, para que todos tenham mais clareza, antes de pensar na resposta a pergunta que faremos. Leiam:

O MARKETING POLÍTICO é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivos adequar um candidato/candidata ao seu eleitorado potencial, procurando fazê-lo, num primeiro momento, conhecido do maior número de eleitores possível e, em seguida, mostrando o diferente de seus adversários, obviamente melhor posicionado.
Adequar o candidato/candidata ao seu eleitorado potencial significa, basicamente, saber o que pensam e o que querem os eleitores em determinado momento.
A partir dessas informações é possível compatibilizar o discurso do candidato/candidata com os anseios do eleitorado, fazendo com que se posicione de acordo com as preocupações da sociedade, sem contrariar sua história política.
O marketing político é algo mais permanente; está relacionado com a formação da imagem em longo prazo.
“O marketing eleitoral consiste em implantar técnicas de marketing político e comunicação social integrados, de forma a conquistar a aprovação e simpatia da sociedade, construindo uma imagem do candidato que seja sólida e consiga transmitir confiabilidade e segurança à população elevando o seu conceito em nível de opinião pública.” ¹

O MARKETING ELEITORAL abrange todas as técnicas de comunicação disponíveis no mercado, iniciando-se por um trabalho de pesquisa e sondagem, que irá nortear a construção da espinha dorsal da comunicação eleitoral como um todo e do projeto de marketing político.
O marketing eleitoral preocupa-se, portanto, com a formação da imagem em curto prazo. O fato crucial é o tempo.
Assim, os candidatos precisam desenvolver um trabalho contínuo e sistemático de formação de imagem, objetivando aumentar seu poder de influência sobre o eleitor na decisão de voto.
Portanto, a estratégia para formação da imagem positiva do candidato inicia-se no marketing eleitoral, é sustentada pelo marketing político, retornando ao marketing eleitoral.
[...]

O marketing político/eleitoral [...]não há um código de defesa do eleitor; à revelia da satisfação com o produto, o consumidor ficará com ele durante quatro ou oito anos, sem direito a troca ou devolução.
[...]
Assim, para respeitar o eleitor e diminuir o índice de rejeição ao sistema político é necessário que a classe política comece um trabalho sério de melhoria da qualidade do trabalho prestado e da satisfação do eleitor com seu candidato.
É preciso que os políticos sejam realmente representantes dos votos recebidos e dêem respostas satisfatórias aos seus eleitores.

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: EM MACAU, ISSO FUNCIONA????

Esclarecemos que respeitamos e imputamos ao Marketing Político papel muito importante na atualidade e que a pergunta se refere à peculiaridade política da cidade de Macau.

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