sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PLANEJAMENTO-ESPORTE


O cidadão que se candidata ao cargo de prefeito ou vereador deveria pôr em prática, com as informações que dispõe durante a campanha eleitoral, um método de prever o que se pode fazer para promover o desenvolvimento do seu município e para melhorar as condições de vida da população.

Como se diz popularmente: o candidato deve construir sua plataforma política!

Uma vez eleito, em contato com a realidade administrativa e com os diversos segmentos da população, deve por em prática O QUE PROMETEU e que trará melhoria para todos. Ou seja, deve aplicar o planejamento governamental.

O PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL deve ser aplicado da mesma maneira que uma empresa planeja seu funcionamento. Porém é diferente porque os objetivos de uma prefeitura não deve ser nunca a obtenção de lucros, nem o enriquecimento dos governantes. O objetivo de uma prefeitura deve ser atender aos problemas de interesse público e, principalmente, dar satisfações a respeito do que está fazendo com o patrimônio que é de todos. 

O patrimônio municipal pertence a todos os seus cidadãos!!!

Embora seja costume pensar que o planejamento municipal é uma atribuição somente do prefeito, isso não significa que a responsabilidade seja somente dele. A responsabilidade é do prefeito, é do cidadão, mas é também dos VEREADORES. Todos os que fazem o município tem responsabilidade sobre o planejamento da cidade. 

NÃO ESQUEÇAM DE QUE SÃO OS VEREADORES QUEM APROVAM PLANOS E ORÇAMENTOS DO MUNICÍPIO, portanto eles têm papel importante nesse processo.

Fazer política como vereador não é somente participar das reuniões plenárias, apresentar projetos ou ficar se expondo em determinados ambientes sociais. Ser vereador é exercer cotidianamente a política. E política é, antes de tudo, um processo diário que exige negociação, vigilância e buscar conciliar valores, necessidades e interesses de todo o povo. Os interesses de uma cidade são diferentes e, muitas vezes divergentes, e administrar conflitos entre os vários segmentos da sociedade é fazer a política. 

O vereador tem papel fundamental na execução do planejamento e na execução de políticas municipais.


Agora vejamos o caso de Macau.
É óbvio que a cidade nunca esteve tão bonita, limpa, pintada, asseada!! 
É evidente para quem chega a Macau que o Prefeito está deixando a cidade linda!

Mas, pra quê? 
Como se opera essa “boniteza”? 
Tanto investimento está destinado a quê?

Peguemos, por exemplo, a recente inauguração do Tatazão. Não tenho dúvidas de que esse espaço esportivo será importantíssimo para a cidade. Os uniformes esportivos que foram distribuídos pelo prefeito e pelo secretário são belíssimos, novos, de cores vivas. 

Mas, pergunto qual é a política de esporte que foi planejada para o município? 
Como se opera a prática esportiva em Macau? 
Como o secretário ANDREW HEBERT MONTENEGRO LEITE, ex-candidato a vereador, está planejando sua ação como secretário municipal do desportos? 

Existe uma conexão entre o investimento  do dinheiro municipal e o desenvolvimento do município?

Duvido! Mas, duvido mesmo! 

Sabe por que? Porque sabemos que a prática de esporte é um instrumento educacional que permite o desenvolvimento tanto individual como coletivo. Nos anos mais recentes, o esporte tem sido fundamental para embasar discussões e considerações a respeito da pedagogia da educação

O esporte precisa ser tratado como um meio pedagógico, fundamental para o desenvolvimento humano, que potencializa o rendimento escolar e permite que os jovens se construam adultos com autonomia. 

Os estudiosos da educação no século XXI  tem refletido e já anunciam as conseqüências negativas dos atos humanos orientados pelo individualismo nas próximas décadas. O esporte tem sido incluído como a principal alternativa pedagógica da construção da autonomia e como um caminho possível para intervir na realidade, na expectativa de que ele possa, num futuro próximo, refletir uma sociedade solidária.

Portanto, investir em esporte precisa significar investir mais. O Tatazão é ótimo, mas o município de Macau precisa de mais investimentos em educação e no esporte voltado para a educação da juventude. 

Existe jogos escolares? Disputas entre as diversas equipes de escolas da cidade? 

Um secretário de Esportes precisa ser, antes de tudo, UM EDUCADOR e não um vereador que não se elegeu ou um jovem esportista.

Quantos ginásios esportivos existem em Macau?

Quais são as condições das quadras das escolas municipais?

Quanto custa um ginásio esportivo?

http://www.agetop.go.gov.br/index.php?idMateria=112982

Ginásio de esportes em Goiânia
30 de agosto de 2011
      A Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) finaliza a construção do ginásio de esportes localizado na Cidade Jardim, em Goiânia, com capacidade para 800 lugares e custo de R$ 550 mil ao Tesouro Estadual . Com o objetivo de favorecer a prática de esportes na comunidade local, a obra foi retomada neste governo e está com a estrutura física concluída. Falta apenas o acabamento da área externa do ginásio.
      A construção conta com uma quadra poliesportiva (vôlei, basquete e futsal), arquibancada com cinco degraus, palco elevado e lanchonete. A estrutura conta também com área para depósito e sanitários masculino e feminino, além dos vestiários. O material utilizado para revestimento da quadra é o piso vinílico, enquanto na arquibancada e na circulação da quadra o revestimento utilizado é o concreto desempenado.
Gerência de Comunicação


Lembrem!!! Apenas em 2011, o Governo Federal repassou R$ 34.536.727,17 em Royalties.

Se o Prefeito quisesse, e os vereadores também, em 2011 a Prefeitura de Macau poderia ter construido 62 ginásios esportivos iguais ao que foi construído na Cidade Jardim, em Goiânia!!! 

É preciso, portanto, planejar uma política de esportes para Macau que possibilite a melhoria da qualidade de vida da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário